Storytelling, uma importante ferramenta também para a vida corporativa.
Infelizmente poucas ou quase nenhuma escola nos ensina ou têm aulas sobre “Storytelling nas empresas!” No entanto, o poder de contar histórias é um elemento crítico para o sucesso nos negócios e na vida.
Há alguns anos começamos a ouvir no meio empresarial a importância do “Storytelling” e como ela pode alavancar vendas e imagem das empresas. Interessei-me pelo assunto e busquei informações que pudessem explicar essa “descoberta”.
Nós tendemos a pensar que contar histórias somente acontece quando estamos sentados ao redor da fogueira e envolve contos do Saci Pererê, da Mula sem cabeça, dos Três Porquinhos e outras histórias da nossa imaginação e que nos remetem a infância. Na realidade contar histórias, contar os fatos passados, presentes ou imaginar o futuro esta ao nosso redor todos os dias, nas conversas com amigos, família ou nas empresas em reuniões de negócio. Senão vejamos:
-
Anunciantes compartilham narrativas sobre o quão melhor a nossa vida seria se comprássemos seus produtos ou serviços.
-
Nós contamos histórias a nós mesmos ao imaginarmos e sonhamos de como será nossa próxima casa, a próxima viagem, o sucesso no trabalho ou o casamento dos nossos filhos.
-
Desde a antiguidade, ao interpretar as Escrituras, líderes religiosos compartilham histórias para enfatizar as mensagens mais importantes.