Compartilhe

O Mentor e sua importância no desenvolvimento pessoal e profissional.

Saiba por que muitas empresas têm recorrido ao programa de mentoria para acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores.

O programa de mentoria nas empresas tem sido muito importante para acelerar o desenvolvimento das pessoas e buscar os melhores resultados profissionais e pessoais, já que ter alguém em quem possamos nos espelhar e de quem podemos receber orientação é um ótimo recurso para nos preparar para enfrentar os desafios que fazem parte do dia a dia.
Aliás, ter um mentor – ou vários mentores, por que não? – é benéfico em vários âmbitos da vida. Isso porque somos moldados pelas experiências e relações que vivemos e os mentores são pessoas que já percorreram caminhos semelhantes ao que planejamos para nós, portanto, podem nos ajudar a prever obstáculos e desafios, para lidar melhor com eles.
Quem já acertou, errou, e aprendeu com os erros, tem muito conhecimento para dividir com quem vai trilhar a mesma estrada. Então, optar pela mentoria é escolher não ter tantas dificuldades no caminho ou, pelo menos, não ter medo de lidar com elas, e tudo isso nos ajuda a atingir os objetivos de maneira prática e mais eficaz.
Quando falamos em ter mais de um mentor, queremos dizer que todos nós, seres humanos, temos nossas limitações. Com um mentor não é diferente, e não há como encontrar a solução para todos os problemas em um mesmo lugar. É por isso que podemos encontrar mais de um mentor, cada um com conhecimentos e habilidades diferentes, somando os conhecimentos específicos de cada um para construção do nosso percurso.
Eu, particularmente, tive vários mentores durante minha caminhada. Cada um deles fez a diferença em determinado aspecto, alguns mais para o lado pessoal, outros no lado profissional, mas todos eles foram importantes para me ajudar a trilhar meus caminhos.
Um deles, ao promover minha primeira gerência, me disse a seguinte frase:“Quando tiver dúvida de como agir com um colaborador, troque de lado na mesa e decida o que é melhor.” Eu nunca mais me esqueci dessa frase e sempre a repeti àqueles a quem tive a oportunidade de promover.
Ainda tenho mentores que me orientam na caminhada e, o mais interessante, é que nem todos eles têm mais idade que eu, mas contribuem com suas bagagens e experiências para o meu desenvolvimento. São pessoas que ajudam a guiar meus passos, vibram com minhas conquistas e estendem a mão nos meus momentos de queda. Mas, acima de tudo, têm compromisso com o meu resultado.
Como mentor de vários coachees, palestrantes e treinadores, eu tenho plena certeza de que só posso ser quem eu sou graças à minha bagagem, à minha jornada formada por erros e aprendizados e aos meus mentores, que me ajudaram a errar menos, encurtar caminhos e saber como agir e como não agir.
Afinal, não é só por que sou mentor que já alcancei a plenitude, já que a evolução faz parte de toda a jornada.
E você? Já tem o seu mentor?
Pense nisso e um grande abraço!

Leia também

Storytelling – uma importante ferramenta

Storytelling, uma importante ferramenta também para a vida corporativa. Infelizmente poucas ou quase nenhuma escola nos ensina ou têm aulas sobre “Storytelling nas empresas!” No