Me tornei gerente. E agora?

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Primeira gerência

Saiba como lidar com dúvidas e medos, que são naturais para quem assume uma posição de liderança ou alcança uma promoção bastante desejada.

Depois de muito empenho e dedicação você conseguiu a desejada promoção e agora está cheio de ideias para ser um grande gerente e trazer resultados para a empresa. Por outro lado, você pode se sentir inseguro sobre como agir, agora que tem uma nova equipe e precisa saber como lidar com os seus liderados.
O primeiro ponto onde você precisa focar é no autoconhecimento, para saber exercer uma boa gestão sobre você mesmo. Liste seus pontos fortes e defina estratégias para extrair o melhor proveito deles. Lembre-se de que você também tem muitos pontos a desenvolver e eles não podem ser desconsiderados nesse momento importante, por isso, analise os que precisam de atenção urgente e priorize os que impactam direta e imediatamente na sua carreira.
Fazer um acompanhamento com alguém de sua confiança, como um mentor que já passou por essa experiência, tem muito a ajudar nesse momento.
Uma das primeiras atitudes com relação à nova equipe é se mostrar aberto a ouvir seus liderados. Por isso, dedique tempo para ouvir cada um deles, para conhecer seus objetivos, planos de desenvolvimento pessoal e profissional, sugestões e críticas.
Para formar e conduzir uma equipe competente, você precisa conhecer seus liderados e as funções que são de sua responsabilidade. Um sistema gerencial que valoriza o ser humano ajuda a detectar o que há de melhor no grupo e fora dele, através do mapeamento de competências atuais e desejadas.
Todos nós temos líderes com os quais trabalhamos ou tivemos oportunidade de nos relacionar. Inspire-se naqueles que você admira e que foram importantes para a sua formação até aqui e, do mesmo modo, lembre-se daqueles que fizeram coisas que não ajudaram em nada suas equipes. Aprendemos com os nossos erros e com os erros dos outros também.
IMPORTANTE: não se esqueça de ser você mesmo, valorize seu estilo de trabalho, virtudes e diferenciais competitivos, já que você é uma pessoa única, com valores e modelos que outros nunca tiveram ou nunca terão. Isso significa que não vale a pena tentar reproduzir atitudes e estilos que você valoriza nos outros se eles não têm a ver com o seu jeito de ser e não cabem na sua realidade.
Tentar insistir em comportamentos e atitudes que não combinam com o seu perfil, suas características, formação e personalidade, com certeza, não dará certo.
Sua forma de liderar, seu astral e seus exemplos influenciarão diretamente o time sob sua responsabilidade. Procure fazer amizades e mostre-se disposto a ouvir as pessoas, mas tome cuidado para não ser o “paizão”, se tornando protetor a ponto de fazer vista grossa diante de falhas e omissões daqueles que estão sob seu comando. Portanto, não permita que o perfil populista passe uma ideia de falsa liderança ou incapacidade de dar feedbacks construtivos.
É grande o desafio, especialmente para quem foi promovido para gerir aqueles que, até então, eram colegas de trabalho, de manter o relacionamento ativo e, ao mesmo tempo, ser visto como novo líder da equipe, e não mais como um colega.
Muitas vezes você precisará tomar medidas impopulares e nem sempre será possível agradar a todos, porque agora você representa a empresa para seus funcionários e vice-versa.
No mundo dos negócios os desiguais devem receber tratamentos diferenciados. Ser justo, no caso de precisar demitir, é fazê-lo com respeito ao indivíduo e com a certeza de que está fazendo o que é melhor para empresa, para o grupo e, muitas vezes, até para a própria pessoa.
Com empatia e escuta ativa, demonstrando real interesse pelo sucesso do outro, você vai entender que ao invés de fazer para o outro o que você gostaria que fizesse para você, é mais importante fazer aquilo que ele gostaria que fizessem para ele. Com essa atitude você será mais respeitado e acolhido pelo grupo.
Trabalhe bem os feedbacks, sendo generoso, grato e sincero. Demonstre reconhecimento aos melhores, mas cuidado ao elogiar em público aqueles que se destacam, para não descontentar ou desmotivar os outros. Do mesmo modo, faça críticas de forma discreta, usando a técnica do sanduíche: primeiro cite um aspecto positivo, depois fale sobre o ponto a desenvolver ou melhorar, depois mais uma virtude, e assim por diante.
Procure promover reuniões com pauta livre, sem a necessidade de assuntos predeterminados, pois essa é uma ótima maneira de saber como seu time está se sentindo, quais são as preocupações, os comentários da “rádio corredor” e o grau de satisfação das pessoas, aproveitando a oportunidade para captar boas dicas e sugestões que poderão ser implementadas.
Controle sua ansiedade. É comum que um gestor recém-promovido tenha sido escolhido por ser um profissional acima da média da equipe, mas a partir do momento em que se torna líder, deve evitar assumir tarefas que você fazia com mais rapidez e qualidade. Trabalhe sua capacidade de delegação.
Na nova função você precisará se envolver em assuntos estratégicos para ampliar sua visão sobre os negócios e o ambiente, por isso é importante buscar orientações para bom aproveitamento do seu tempo, caso contrário você tende a negligenciar o aspecto do aprendizado e dedicar muito do seu tempo à operação.
Saiba exatamente o que a empresa espera de você, definindo bem quais são suas responsabilidades e suas delegações. Acima de tudo, aja com o coração e lembre-se que gerenciar é uma arte que precisa ser sempre aprimorada e alimentada com muita dedicação, esforço e bom senso. Participe de cursos, leia muito e esteja aberto a mudar o que precisa ser mudado.
Lembre-se: estar de um lado ou do outro da mesa, é simplesmente uma questão de momento, por isso, aja com bom senso e trate seus subordinados como gostaria de ser tratado, com naturalidade, consistência com seus valores, dando o exemplo, sendo justo, correto e ético.
Grande abraço!

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