A arte de falar em público

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5 dicas para dominar a arte de falar em público

Estar diante de uma grande plateia ou até mesmo de um pequeno grupo de pessoas em uma sala de reuniões, pode ser bastante difícil para algumas pessoas e tornar a missão de falar em público uma verdadeira guerra interna.

Mas, com um pouco de técnica e muita prática, é possível vencer esse desafio e dominar a arte de falar em público. E eu vou compartilhar algumas das minhas técnicas para te ajudar. Para começar, é primordial que você se prepare para cada apresentação, independente do número de pessoas que vão te ouvir. Quanto mais preparado, mais seguro você vai se sentir para abordar o assunto com segurança e autoridade. Estude o assunto sobre o qual deverá falar em sua apresentação e acumule repertório: se o seu tempo para falar for de 15 minutos, prepare-se para uma hora e tenha “cartas na manga” para usar caso tenha oportunidade. Um outro ponto bastante importante é conhecer o público para quem você deverá falar. Quando você compreende a linguagem e os exemplos que pode citar e que farão sentido para o público, consegue atenção e participação, o que te deixará mais seguro e confiante para prosseguir.
Agora, vamos às técnicas que comentei:

1. Respiração

A ansiedade é um grande problema até mesmo para quem já tem certa experiência em falar em público, já que é comum querer tentar prever como as pessoas vão reagir. Mas, em excesso, ela gera um descompasso entre a fala e a respiração. O nervosismo deixa a respiração curta e acelerada, impedindo a boa oxigenação do cérebro e a quantidade de ar suficiente para fazer com que as palavras sejam compreendidas. Faça desse exercício um hábito, inclusive diante de outras situações do dia a dia. Comece a falar pausadamente e respire antes das frases, percebendo a diminuição da sua ansiedade no decorrer da fala.

2. O corpo fala

Nossos gestos, postura e trejeitos também são formas de comunicação. Por isso, seja espontâneo e natural, e isso ajudará a conquistar a empatia do seu público e ainda mais credibilidade. O volume e o tom da sua voz são ferramentas e devem ser usados para destacar trechos importantes que despertam a atenção do ouvinte.

3. Aprenda as posturas da confiança

Se for permanecer em pé durante o discurso, mantenha as pernas levemente afastadas uma da outra, alinhadas com o quadril. O peito deve estar aberto, com as mãos na altura do umbigo, sempre prontas para criar movimentos que reforcem o que está sendo dito. Lembre-se da naturalidade: tudo precisa ser leve e harmônico, então o espelho é seu maior aliado para muitos e muitos treinos que vão te fazer dominar a técnica. Caso vá usar fichas de papel ou apresentação em Power Point como suporte no momento da apresentação, escreva apenas os tópicos mais importantes e lembretes, mas não deixe de usar algum tipo de suporte ao qual possa recorrer, para não confiar apenas no poder da memória.

4. Contato visual é indispensável

Sei que essa pode ser uma parte ainda mais delicada para quem não se sente à vontade falando em público, mas com as outras técnicas que deixei antes dessa, garanto que vai ficar mais fácil driblar esse problema. Use bem o espaço disponível para a sua apresentação, se movimente e faça contato visual com todas as pessoas. Tente descobrir a cor dos olhos de cada um que estiver na plateia, mesmo que tenha várias pessoas assistindo. Para facilitar, divida o auditório em blocos e olhe para todos esses blocos como se estivesse conversando com cada uma das pessoas da frente, do fundo ou das laterais. Isso cria conexão e demonstra interesse pelos interlocutores.

5. Utilize humor e gírias

Isso também faz parte de conhecer o seu público e pode te ajudar bastante a criar afinidade com ele, já que o humor elegante gera empatia. Se quiser contar uma piada, certifique-se de que ela não vá ofender algum participante, dando preferência para exemplos de sua própria vida. Lembre-se de sorrir quando iniciar ou encerrar uma apresentação e evitar gírias em excesso, que passem a sensação de pobreza de vocabulário.

Dica bônus: ponto da calma.

Também chamado de “toque do Karate”, esse ponto fica na lateral da mão.
Antes da apresentação, dê cerca de 15 a 20 batidinhas nesse local. Chamamos essa técnica de “tapping”, e ela atua no meridiano do intestino delgado, órgão responsável por proporcionar serenidade, equilibrando nossos pensamentos. E não custa lembrar: TREINE! Que seja para o espelho ou para uma pessoa em quem confie e que possa te dar um bom feedback, mostre o seu melhor e esteja disposto a aperfeiçoar ainda mais, todos os dias. Com essas dicas, com certeza você será cada vez mais eficiente na arte de se comunicar.

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