Storytelling – uma importante ferramenta

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Storytelling, uma importante ferramenta também para a vida corporativa.

Infelizmente poucas ou quase nenhuma escola nos ensina ou têm aulas sobre “Storytelling nas empresas!” No entanto, o poder de contar histórias é um elemento crítico para o sucesso nos negócios e na vida.

Há alguns anos começamos a ouvir no meio empresarial a importância do “Storytelling” e como ela pode alavancar vendas e imagem das empresas. Interessei-me pelo assunto e busquei informações que pudessem explicar essa “descoberta”.
Nós tendemos a pensar que contar histórias somente acontece quando estamos sentados ao redor da fogueira e envolve contos do Saci Pererê, da Mula sem cabeça, dos Três Porquinhos e outras histórias da nossa imaginação e que nos remetem a infância.  Na realidade contar histórias, contar os fatos passados, presentes ou imaginar o futuro esta ao nosso redor todos os dias, nas conversas com amigos, família ou nas empresas em reuniões de negócio. Senão vejamos:
  • Anunciantes compartilham narrativas sobre o quão melhor a nossa vida seria se comprássemos seus produtos ou serviços.
  • Nós contamos histórias a nós mesmos ao imaginarmos e sonhamos de como será nossa próxima casa, a próxima viagem, o sucesso no trabalho ou o casamento dos nossos filhos.
  • Desde a antiguidade, ao interpretar as Escrituras, líderes religiosos compartilham histórias para enfatizar as mensagens mais importantes.
A arte de contar histórias é milenar, em muitos momentos da humanidade, as histórias foram passadas de geração a geração, elas ajudaram a dar sentido ao mundo, a comunicar verdades da vida e transmitir conhecimentos. Estas tradições orais são sagradas, e a capacidade de compartilhá-las de uma forma convincente dá a muitos, o poder do convencimento e da persuasão.
Nas relações empresariais o cenário não é diferente. O poder de contar histórias impulsiona as inovações e as criações de novas tecnologias em todos os segmentos da indústria. Trazer histórias de sucesso dos nossos projetos, são referências que nos ajudam em muito a comprovar nossas competências.
Quem se lembra do desenho Os Jetsons que assistíamos na infância, uma série animada de televisão  exibida no Brasil de 85 a 87 e mais recentemente no SBT que  nos levava aos anos distantes de 2062 e introduziu no imaginário da maioria das pessoas o que seria o futuro da Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, esteiras rolantes, trabalho automatizado, aspiradores de pó automáticos e toda sorte de aparelhos eletrodomésticos e de entretenimento, robôs como criados e tudo que a imaginação dos seus criadores pôde pensar do futuro. Aos que não assistiram busquem na internet e poderão ver e constatar que muitas dessas “imaginações futurísticas” do início dos anos 60 hoje fazem parte da realidade.
Inventores contam histórias do futuro, criam sonhos, usam a imaginação criativa para conseguirem investimentos para materializá-las. As grandes empresas não podem crescer e criar novas alternativas para seus Clientes com produtos e serviços inovadores somente com análise de fatos concretos e números, é ai que entra a importância e o poder da narrativa. Quem investiria na internet se não fosse o poder do storytelling, quem apostaria nas alternativas de cloud computing se alguém não contasse histórias e previsse o futuro.
Nosso sucesso na venda acontecesse quando conectamos a nossa própria história com a história da pessoa que está comprando. Quando nossos Clientes compram nossos produtos ou serviços é porque conseguimos ser convincentes no storytelling para transmitir um futuro melhor para eles. Nossas histórias de sucesso e nosso poder de criar imagens futuras vitoriosas que os ajudarão a atingir seus objetivos faz com que eles sejam fiéis às nossas marcas.
Empresas com produtos e serviços atraentes têm marcas fortes à medida que comunicam esses valores aos seus Clientes. Num mundo conectado de hoje, os Clientes não falam somente com nossas empresas, eles falam entre si e no mundo inteiro! Seja online ou em painéis consultivos, uma das coisas mais poderosas que uma empresa pode fazer, é ter seus Clientes interagindo uns com os outros. Melhor para você e sua empresa se eles estiverem compartilhando histórias de sucesso, sobre como vocês cumpriram as promessas e assim fazer parte de uma história feliz.
Para se tornar um bom contador de histórias é preciso reconhecer a sua importância e seu papel no negócio. Estudar sua empresa, seu Cliente e sua indústria e onde suas histórias podem se conectar.  Quando você estiver preparado irá começar a incorporar as histórias nas suas relações e melhorar seus resultados.
Outro elemento crítico ao contar histórias é que elas devem ser verdadeiras, mentiras não têm lugar na narrativa. As pessoas vão responder de acordo com sua franqueza e honestidade. Não existe uma receita pronta para ser um grande contador de histórias, mas um ingrediente fundamental é ser autêntico, ser você mesmo, seu estilo tem que se encaixar com a sua personalidade. No entanto, no mundo acelerado de hoje, temos que ser simples diretos e objetivos, pois os ouvintes têm pouca paciência para histórias desfocadas.
Infelizmente poucas ou quase nenhuma escola nos ensina ou têm aulas sobre “Storytelling nas empresas!” No entanto, o poder de contar histórias é um elemento crítico para o sucesso nos negócios e na vida. É uma habilidade essencial da liderança e vale a pena o tempo e esforço para se aprimorar.
Pensem nisso…

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