Crescer na carreira não é algo que aconteça num estalar de dedos, mas também não precisa ser tão difícil. E esses 3 pilares vão te ajudar a encontrar o caminho.
Seja para quem está começando uma profissão ou até mesmo para quem está na estrada há algum tempo e busca crescimento de carreira. Aqui compartilho três importantes pilares para caminhar de forma eficiente e planejada rumo ao tão sonhado objetivo.
1º Esteja preparado
Ao contrário do que muitos pensam, qualquer pessoa pode se tornar um grande líder, mas, sem treinamento e desenvolvimento, nem aqueles que parecem ter nascido para isso conseguem se manter em crescimento por muito tempo. Isso porque é preciso sempre desenvolver as habilidades de liderança. No mundo moderno tudo é mais acelerado e a velocidade da informação faz com que tudo mude muito rapidamente da noite para o dia.
Veja o que é preciso para você se destacar diante de tanta competitividade:
Resiliência e criatividade; são pontos chave para estar sempre pronto para a mudança. A disposição para mudar práticas e atitudes deve ser um compromisso do líder consigo mesmo, da mesma forma como seu papel é conduzir seus liderados a mudar o “mindset” sempre que necessário.
Comunicação assertiva: faz toda a diferença na hora de buscar uma nova oportunidade ou promoção. E numa realidade de comunicações instantâneas via WhatsApp, e-mail e outras ferramentas, é preciso se policiar ainda mais para garantir que suas informações sejam recebidas e interpretadas de acordo com aquilo que você realmente está dizendo. Além disso, a forma como você se comunica pode influenciar a impressão que seus futuros empregadores terão de você, interferindo diretamente na tomada de decisão.
Autoconhecimento: é a chave para mostrar o que você quer. Afinal, se você não conhece a si mesmo, como poderá ter o manejo correto das suas emoções, mostrar seus pontos mais importantes e trabalhar naquilo que deve ser aprimorado?
Ter um mentor: é uma ótima maneira de começar a desenvolver tudo isso. Ter em quem se espelhar e confiar que alguém é capaz de te dar as melhores direções quando você estiver se sentindo perdido ou indeciso. Com certeza te ajudará a acreditar no seu potencial e entender que as dúvidas são naturais e que não devem desviar o seu foco.
2º Não tenha medo de treinar seu substituto
Profissionais inseguros têm medo de transmitir todo o seu conhecimento e perder o seu lugar para outra pessoa. Mas um bom líder não é esse tipo de profissional. Então, aproveite todo o seu poder de liderança e lembre-se de que “o líder que não forma líderes se torna escravo da própria liderança.”
Se você é insubstituível, como te liberar para novas oportunidades? Isso quer dizer que, ao treinar outra pessoa, você terá mais chances – e mais tempo – de descobrir e aproveitar possíveis oportunidades profissionais, seja em outra instituição, ou em promoções de cargo dentro da mesma empresa.
3º Crie oportunidades
Esse pilar não é necessariamente algo que você possa controlar, mas se você observar atentamente os dois pilares anteriores, vai estar ainda mais preparado para quando um mínimo sinal de oportunidade aparecer.
Imagine a seguinte situação: alguém, em posição de diretoria, resolve sair da empresa e o cargo fica vago. Se você tiver treinado o seu substituto e desenvolvido habilidades diferenciais, pode ser um dos primeiros a levantar a mão e dizer: “Eu estou preparado e tenho interesse neste cargo. Vamos conversar?”
No fim das contas, se você avaliar os 3 pilares que sustentam o crescimento de carreira, vai perceber que dois deles dependem diretamente de você e que, se os dois primeiros estiverem bem desenvolvidos, o terceiro vai ser só uma questão de tempo para finalmente acontecer.
Pratique a empatia, a escuta ativa, e esteja comprometido com o seu sucesso e o daqueles que passam pela sua vida. Eles também te ajudam a construir o caminho para o seu sucesso.
Grande abraço!