Compartilhe

Assertividade

Ao contrário do que se costuma pensar, a palavra assertividade não está ligada ao que é certo ou errado, mas à forma como podemos expor e defender nossas posições.

Assertividade é uma palavra bastante comum em situações onde as pessoas precisam se expor ou tomar decisões importantes. Entretanto, não é raro que ela seja aplicada de forma errada, sendo utilizada quando as pessoas querem se referir ao ato de acertar.
De acordo com o dicionário, assertivo é um adjetivo usado para dizer que algo é afirmativo, positivo ou que um comportamento ou ação pode ser dado como certo. Porém, a definição da psicologia comportamental é a que traz o significado do emprego da assertividade como atitude, que é uma forma segura e confiante de agir, indicando que o indivíduo tem certeza de suas ações e comportamentos.
Dessa forma, podemos afirmar que ser assertivo é ser transparente nas intenções e colocações. Para ficar mais claro, primeiro vamos entender o que NÃO É assertividade:

Ter um comportamento agressivo não é sinônimo de assertividade

Não é difícil nos depararmos, ao longo da vida, com pessoas que justificam sua falta de tato na forma como lidam com os outros, dizendo: “Esse é meu jeito! Sou sincero, assertivo e digo na cara aquilo que penso!”
O grande problema é que quem se vale desse tipo de autodefesa, normalmente, está sempre ansioso pela vitória sem se importar com os outros. Para o agressivo, o importante é atender seus desejos, acreditando que está tudo bem em jogar a culpa nos outros ou criticar as pessoas ao invés de seus comportamentos.
Com frequência, o comportamento do agressivo se resume a interromper ou outros ou se valer de comentários maliciosos e sarcásticos. A hostilidade e a necessidade de humilhação são defendidas, enquanto se descrevem como pessoas de “pavio curto” quando, na verdade, violam os direitos dos outros com a justificativa de estarem defendendo os próprios direitos.

Ter um comportamento passivo, também está longe de expressar assertividadeT

A principal característica dos passivos é falhar ao comunicar suas necessidades ou preferências, e não saber expressar suas emoções. O problema aqui é que essa dificuldade gera a violação dos próprios direitos.
Então, se eu não respeito a mim mesmo, automaticamente dou aos outros a permissão de me desrespeitarem. E qual é a minha melhor forma de fugir disso? Evitando confrontos e esperando que adivinhem meus desejos.
A pessoa que tem comportamento passivo está sempre preocupada com a opinião dos outros e, sem saber dizer não, assume muito além daquilo que consegue entregar para não contrariar as expectativas alheias.
Como resultado, deixam suas prioridades em segundo plano, têm problemas quando precisam pedir algo que é legítimo e necessário, e quase nunca se posicionam quando não estão de acordo.

Mas o que significa ter um comportamento assertivo?

A pessoa assertiva é firme e direta sem causar constrangimento ou se sentir constrangida. De forma clara, transparente e objetiva, o assertivo diz o que precisa ser dito sem ser hostil com seu interlocutor, defendendo seus direitos sem violar os dos outros.
A capacidade de expressar opiniões e defender aquilo que lhe é de direito é tão natural para uma pessoa assertiva que ela sabe que respeitar o direito e a opinião do outro não lhe prejudica, por isso sabe pedir quando necessário, e tem segurança para dizer tanto SIM quanto NÃO diante de um pedido.
Você reconhece uma pessoa que sabe o significado da palavra assertividade quando ela vai direto ao ponto com tato, se posicionando de maneira firme e decidida, e convencendo as pessoas por sua capacidade de comunicação e força moral, sem precisar ser autoritária ou prejudicar os outros.
Para isso, o assertivo se vale de argumentos de qualidade, faz e recebe elogios sem se colocar acima dos outros, expressa sentimentos positivos e, caso se sinta desconfortável, sabe expressar sua discordância e se fazer entender sem agressividade.

O que eu preciso fazer para ser mais assertivo?

Desenvolver a sua objetividade e a sua habilidade de comunicação são pontos importantes a serem trabalhados, para que você seja uma pessoa assertiva na medida certa. Para isso, busque maneiras de trabalhar sua autoconfiança, praticar empatia e, com isso, elevar sua autoestima.
Não abra mão do compromisso com a verdade e com a ética, que fortalecem sua credibilidade e te deixam mais forte diante de situações que podem desestabilizar sua capacidade de argumentação.
A assertividade pode, sim, ser aprendida e, com treino e vontade de evoluir, você vai perceber que vale a pena desenvolver essa virtude pessoal que demonstra maturidade e segurança.
Grande abraço!

Leia também

Storytelling – uma importante ferramenta

Storytelling, uma importante ferramenta também para a vida corporativa. Infelizmente poucas ou quase nenhuma escola nos ensina ou têm aulas sobre “Storytelling nas empresas!” No